sábado, 17 de dezembro de 2011

Estudando Administração: Os Princípios


Durante a história, muitos estudiosos gastaram tempo estudando a melhor maneira para atingir o objetivo da administração. Com isso, desenvolveram várias teorias que são utilizadas nas principais organizações.



Princípio da Divisão do Trabalho



Para garantir o desenvolvimento das atividades por parte de todas as pessoas envolvidas numa empresa, é de suma importância que fique claro as atribuições: “quem faz o quê”, desta forma as pessoas se sentirão mais seguras quanto as atividades que devem realizar, tornando-se mais produtivas e com melhores desempenhos. Apesar da divisão de trabalho ser princípio que orienta a definição das atividades, é importante que todos os integrantes da empresa percebam a visão do todo da organização, visto que uma empresa é um sistema aberto e está sempre em interação com seu meio interno e externo, o que torna os seus elementos interdependentes.



Princípio da Unidade de Comando



Quanto mais pessoas comandam um subordinado maiores as possibilidades de conflitos. Este princípio prioriza que cada empregado deve prestar contas apenas com um único superior, evitando desta forma duplicidade de comando e possíveis conflitos



Princípio da Delegação de Autoridade e Responsabilidade



Quando delegam-se atividades, simultaneamente, delega-se responsabilidade pelas ações a serem realizadas; entretanto, quem delegou continua tendo responsabilidade pelas atividades realizadas pelos seus subordinados. A delegação é necessária visto que é impossível que uma única pessoa resolva todos os problemas que surgem numa empresa. Entretanto, muitas pessoas possuem enorme dificuldade em delegar, porque:

·         Acham que outras pessoas não conseguirão aprender as novas atribuições;

·         Acham que perderão muito tempo em treinar uma nova pessoa;

·         Têm medo de “perder o poder” sobre a atividade exercida;

·         Têm experiências negativas quanto ao desempenho das pessoas.


Gostou? Comenta ai¹

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4 dicas valiosas para acabar com as compras por impulso Comprar, comprar e comprar… O que leva as pessoas a fazerem tantas compras? Ne...