ANÁLISE DO SISTEMA DE MARKETING DE ACORDO COM O MODELO DE DOLAN
1-
INTRODUÇÃO
Ilustra a abordagem sistemática que o marketing propõe para
as atividades de troca entre duas entidades. O modelo permite visualizar todo o
processo de marketing, desde as decisões estratégicas até as operacionais.
·
5 C´s: Cliente, CIA, Competidores, Contexto e
Colaboradores;
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STP: Segmentação, Targeting (mercador-alvo) e
Posicionamento;
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4 P´s: Produto, Preço, Promoção e Praça
(Distribuição);
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Lucro, Novos Clientes e Clientes Atuais;
2.1 5 C´s
Representam o ponto de partida para o processo de Marketing.
O conhecimento dos ambientes internos e externos da organização. Para ser
competitiva uma empresa deve ser orientada para o mercado.
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CLIENTE: as necessidades, os desejos e as
demandas do mercado;
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CIA: As forças e fraquezas da empresa;
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COMPETIÇÃO: As forças competitivas que atuam no
mercado;
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CONTEXTO: as ameaças e as oportunidades do
macroambiente: tecnológicas, demográficas, culturais, políticos-legais,
socioeconômicas e naturais;
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COLABORADORES: Parceiros e fornecedores da
organização.
2.2 STP
Todo negócio competitivo precisa definir claramente o
mercado que vai atender com o seu produto/serviço, alem de saber como quer ser
identificado por esse mercado.
SEGMENTAÇÃO: Identificar os diferentes segmentos
geográficos, demográficos e psicográficos que podem ser atendidos;
TARGETING: Determinar o foco da empresa analisando a
atratividade da segmentação;
POSICIONAMENTO: Definir como a empresa quer ser identificada
por cada segmento-alvo e definir diferenciais para valorizar a empresa
(qualidade, inovação, etc.).
2.3 - 4 P´s
A empresa deve, explorando ao máximo suas forças e recursos,
decidir o composto de marketing para o mercado-alvo: o melhor produto, no
melhor preço, com a melhor estratégia de comunicação e os melhores canais de
distribuição.
2.4 – LUCRO, NOVOS CLIENTES
E CLIENTES ATUAIS
Todo
o esforço de marketing deve estar voltado para a captação de novos clientes, a
fidelização dos clientes existentes e a maximização dos lucros.
3 - VALOR
Na
fase do marketing estratégico (5 C´s e STP) a empresa está criando o valor que
será ofertado.
Na
fase dos 4 P´s a empresa estará captando e ofertando o valor criado, na busca
constante da lucratividade.